Olá!
Neste post vou contar um pouco sobre o processo de criação de um objeto 3D. Tudo começa com a busca de referências, neste caso vou fazer uma parte do equipamento de manobras 3D inspirado na obra “Ataque dos Titãs”. Com as referencias na mão início a etapa de blocagem do objeto, minha maior preocupação neste momento são as formas gerais, seus tamanhos e proporções. Em seguida passo a detalhar um pouco mais cada região da arma e por fim deixo ela toda uniforme como na figura abaixo. Essas etapas podem ser conferidas com maior detalhe nos vídeos abaixo.
O próximo passo foi fazer os cabos, para isso usei uma ferramenta nova no Maya 2022, Sweep Mesh. Como pode ser visto neste vídeo.
Ainda no Maya vamos fazer o processo de abertura de malha, para deixar o modelo pronto para receber texturas.
Etapa de modelagem e abertura de UV’s no Maya concluída agora é hora de passar o modelo para esculpir, neste caso irei usar o Zbrush. Aqui a preocupação será dar um toque mais estilizado a peça e efeitos de desgaste, quebras etc.
Após terminada a etapa no Zbrush avanço para fazer o bake das versões low e high poly do objeto no Substance Painter. Nele que irei construir toda a textura.
Nossa última etapa é colocar os mapas gerados no Substance Painter e criar um render, neste caso no Arnold no Maya.
Aqui o render final, espero que tenham gostado e até a próxima.
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